Tribuna da Bola

Coach e Terapeuta Holística Lene Souza revela 10 dicas para despertar a empatia durante a pandemia

A Coach e Terapeuta Holística, Lene Souza, observou que nesses tempos de pandemia está faltando empatia nas pessoas, por isso ela deu 10 dicas para que as pessoas possam despertar a empatia em sua nova versão interior.

“Nesses tempos de pandemia observei muito a falta de empatia. As pessoas queriam viver o imediatismo, queriam voltar as suas vidas sociais e esqueceram da coletividade, do pensar no outro e não só em si. E foi por essa falta de empatia coletiva que eu decidi falar mais nesse ano de 2021 sobre esse tema”, disse a terapeuta holística .

“Empatia e inteligência emocional estão interligadas com o sucesso pessoal e profissional: Você se sente sensibilizado com alguém que está passando por um momento de dificuldade na saúde ou em qualquer área da vida? Você fica feliz em ver o seu próximo conquistando seus sonhos? Se você disse sim para ambas perguntas, você é uma pessoa empática. (Mas isso são só os dois sinais mais notáveis da empatia! Temos outros.) Em primeiro lugar o que é empatia? Não é pegar o problema do outro para si, mas se colocar naquela situação. Empatia não é caridade, é compaixão, compreensão”, complementou Lene, que revelou quais são as suas 10 dicas.

1. Pergunte a si mesmo, quando souber de alguém próximo a você que estiver passando por um momento difícil, como eu gostaria que ela agisse se essa situação fosse comigo?

2. Quando ver alguém conquistando algo e não se sentir feliz, se pergunte: por que eu não consigo ficar feliz por ele? Onde está a minha empatia?

3. Julgue menos. Pessoas empáticas costumam se colocar no lugar do outro, por isso elas julgam menos e compreendem mais.

4. Use a empatia não só para o convívio social, use-a também para desenvolver mudanças em sua vida e em seu eu interior. Se você não souber ser autoempatico com você, dificilmente você conseguirá manter a empatia com o outro.

5- Observe a forma como você se comunica quando está falando de uma outra pessoa.

6- Pessoas empáticas tem o hábito de não ferir seu próximo, com palavras. Costumam sempre usar a linguística do respeito e do carinho.

7- Pessoas empáticas sempre respeitam o espaço e a individualidade do outro, não são evasivos. Lidam bem com um não e sabem filtrar o que ouvem e pensam antes de falar.

8- Pessoas empáticas demostram interesse em ouvi o outro sem julgar, e sim só ouvem e orientam sem julgamentos.

9- Para sentir as emoções do outro um empático precisa entrar em contato com suas próprias emoções, usando de sua inteligência emocional.

10-Mostre a pessoa que você se importa com ela: Faça perguntas se mostre interessada no que ela tem para lhe falar, não demostre inquietude corporal, se mantenha conectado e disposto a interagir com atenção e boa escuta.

” É se colocando no lugar do outro que conseguimos compreender o mundo de cada um, e saberemos conviver melhor uns com os outros. Por um mundo mas empático e menos crítico”, afirmou a Coach Lene Souza, que pode ser acompanhada pelo seu Instagram oficial @spacoachterapiaenergetica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *